Deepstop

Aventuras e observações de um novo mergulhador

Flórida (Reboque), Vapor de Baixo e Pirapama

Excelente saída de mergulho com a Aquáticos hoje. Fomos em um catamarã – Galileo – bastante espaçoso e confortável. A navegação não foi das mais tranquilas mas ninguém enjoado.

Começamos o dia pelo Reboque ou Flórida, um naufrágio de 1917 que ainda está semi-inteiro. A água estava com boa visibilidade e temperatura agradável. Ainda é vista a estrutura do naufrágio além de peças como um hélice reserva, caldeira, máquinas, guinchos, etc. É um mergulho relativamente rápido em função da profundidade: uns 25 minutos de fundo.

IMG_8380

IMG_8359

IMG_8345

O Vapor de Baixo, um vapor de roda, já está bastante desmantelado restando apenas as rodas, caldeiras e um pouco de ferragens na proa do navio. Dentre os destaques deste mergulho uma grande quantidade de peixes em torno na estrutura das rodas e um tubarão lixa que “mora” dentro de uma das caldeiras.

IMG_8445

IMG_8419

IMG_8398

Ao final do dia fizemos dois mergulhos no Pirapama, um ao entardecer e outro a noite. O Pirapama foi o navio que chocou-se com o Vapor Bahia, causando o naufrágio deste. Posteriormente o Pirapama foi afundado propositalmente pois ficou inviável de ser consertado. Vários equipamentos foram removidos antes do naufrágio, por isso não se vêem muitas peças e partes do navio com exceção do casco. Os destaques deste mergulho foram 2 arraias e uma grande tartaruga muito grande que ficaram em torno de naufrágio enquanto mergulhávamos.

IMG_8461

Be Sociable, Share!
No comments

Leave a Reply

Powered by WordPress