Deepstop

Aventuras e observações de um novo mergulhador

Class Report – Curso de Naufrágio com Maurício Carvalho

Finalmente consegui me inscrever no Curso de Naufrágio do Maurício Carvalho. Eu já estava tentando fazer este curso há mais de um ano na X-Divers, mas sempre havia conflitos de datas, viagens, etc.

O curso é composto de 3 módulos teóricos, uma prática de piscina e uma prática de mar, no nosso caso em Angra dos Reis. Neste artigo vou relatar como foi cada uma das aulas e minhas impressões gerais sobre o curso.

Aula teórica I – 04/05/2009 – 19:00

O curso foi organizado pela X-Divers, o que garantiu uma ótima infra-estrutura de ensino para os 9 alunos desta edição do curso. Cada aluno preencheu sua ficha e depois das apresentações iniciais o Maurício distribuiu o material didático e explicou a estrutura do curso.

Nesta aula o foco foi a busca e identificação de naufrágios. Começamos abordando a classificação dos naufrágios quanto ao seu estado atual (inteiro, semi inteiro, desmantelado e enterrado), as fontes de informação sobre naufrágios, o uso de cartas náuticas para localização e finalmente as técnicas de busca.
Aula teórica II – 07/05/2009 – 19:00

A segunda aula foi dedicada a configuração de equipamentos e técnicas específicas para mergulho em naufrágio. O Maurício levou uma grande quantidade de equipamentos para mostrar tanto o que funciona quanto o que não funciona.

Um dos pontos mais importantes foi fornecer aos alunos as informações necessárias para que estes tiraessem suas próprias conclusões sobre o equipamento adequado, explicando prós e contras das diferentes configurações.

Além da demonstração dos equipamentos a aula foi bastante ilustrada com fotos e videos mostrando as técnicas corretas (e erradas) de mergulho em naufrágios.

Aula teórica III – 12/05/2009 – 19:00

Na última aula teórica vimos a estrutura dos naufrágios, as principais peças e componentes dos navios e os efeitos do mar sobre os naufrágios com o passar do tempo, demonstrados através de um simulador bastante interessante e realista.

Nesta aula também treinamos o desenho de croquis, uma ferramenta que se mostrou bastante útil na prática de mar

Prática de piscina – 09/05/2009 – 18:00

Nossa prática de piscina foi na academia Hidrovida na Gávea. A prática, com objetivo de treinar com segurança situações desafiadoras nos naufrágios foi excelente. O grupo foi dividido em duplas (no meu caso um trio) e passamos por vários exercícios simulando o uso de carretilhas, retorno pelo cabo sem visibilidade, passagem em restrições com e sem equipamento, simulação de “enroscos” em um tubo de fios, entre outros.

Um dos principais desafios foi o calor, pois a piscina era aquecida e coberta, um pouco desconfortável com o equipamento completo. Mas a atenção e cuidado do Maurício na montagem dos exercícios garantiu a excelente qualidade da prática.

Prática de mar – 16 e 17/05/2009

Saímos cedo para Angra dos Reis para a tão esperada prática de mar. Tinhamos planejado 4 mergulhos no total, dois no sábado e dois no domingo.

Em Angra ficamos hospeados na Pousada Pier 7400 e nossos mergulhos foram com a Océan, o que é sempre a garantia de uma ótima operação no Mr. Dunga.

Nosso primeiro destino foi um dos mais famosos naufrágios da região, o Pinguino, embarcação panamenha que naufragou em 1967. O Pinguino ainda encontra-se inteiro e foi o cenário de nossos primeiro exercícios: reconhecimento externo e desenho de croqui, entrada e saída pelal janelas da ponte de comando. Fizemos ainda uma penetração no naufrágio com o Maurício.

O segundo mergulho do dia foi no Bezerra de Menezes. O desafio iniciou antes mesmo de cairmos na água, pois tínhamos que localizar o naufrágio utilizando a carta náutica e informações de pesquisa no site. O Michel coordenou a busca e apesar de “batermos cabeça” por alguns minutos o naufrágio foi localizado rapidamente. A água estava bastante escura e confesso que sem o curso de naufrágio o mergulho teria sido bastante “sem graça”. Em função do curso e sabendo o que olhar e procurar no naufrágio o mergulho foi bastante interessante. Deveríamos ter feito exercícios de medição do naufrágio, mas infelizmente as condições de visibilidade nao permitiram.

A noite fizemos uma revisão da prática do dia e da prática de piscina antes de saírmos para jantar.

No domingo as 8:30 já estávamos no pier, dentro da própria pousada, para o segundo dia de prática de mar. Nosso destino para os dois mergulhos do dia seria o Califórnia e novamente o primeiro desafio foi encontrar o navio, o que foi bem mais difícil que no dia anterior. Novamente desenhamos croquis, fizemos exercícios com carretilha e máscara cega, uso do deco mark e de descompressão na carretilha presa ao naufrágio. Voltamos bastante tarde para a pousada, para uma revisão final do curso e entrega dos certificados de conclusão.

Impressões gerais e avaliação

O curso de naufrágio superou todas as minhas expectativas. A primeira observação é de que o Maurício tem uma grande dedicação a seus alunos e ao desenvolvimento do curso e por isso é extremamente cuidadoso no desenvolvimento do material e das aulas.

O material didático apresentado (apostila, apresentação, imagens, videos) é de ótima qualidade e todo ele extremamente relevante. O cuidado na preparação das práticas de piscina e de mar e a atenção individualizada às necessidades de cada mergulhador fazem toda a diferença. Recomendo sem restrições o curso a todos os mergulhadores, pois mesmo aqueles que não tem interesse especial por naufrágios ao final do curso com certeza serão melhores mergulhadores e terão desenvolvido interesse e entendimento sobre estes tesouros do fundo do mar.

PS.: infelizmente após o curso tive uma otite externa que me deixou alguns dias sem poder mergulhar.

Be Sociable, Share!
Comments (1)

One Response to “Class Report – Curso de Naufrágio com Maurício Carvalho”

  1. Alberto says:

    Fala Brunão,
    Já estou matriculado no próximo curso do Maurício, mas afirmo que fiquei ainda mais ansioso pelas aulas depois desse seu espetacular relato.
    Valeu, um grande abraço e foi um prazer te conhecer e mergulhar com vc em Recife. Espero podermos repetir essa parceria mais vezes.

Leave a Reply

Powered by WordPress