Deepstop

Aventuras e observações de um novo mergulhador

Mergulho Expresso no Buenos Aires

Sábado fiz meu primeiro mergulho “expresso” no naufrágio Buenos Aires com a X-Divers.

O Buenos Aires é um navio a vapor que naufragou junto a Ilha Rasa no Rio de Janeiro em 1890. O Buenos Aires está desmantelado entre 12 e 40 metros de profundidade. Informações completas sobre o naufrágio estão no excelente site do Maurício Carvalho www.naufragiosdobrasil.com.br

O mergulho “expresso” é uma saída em lancha rápida, reduzindo a navegação – que no Rio costuma ser bem longa e ruim – para somente 20 minutos, além disso se faz apenas um mergulho, voltando cedo para a marina.

A principal desvantagem é que a lancha é usada normalmente para passeios, não sendo própria para mergulho – não tem rack para cilindros e a acomodação dos mergulhadores é um pouco ruim.

Nosso encontro foi as 7:00 em ponto na Marina da Glória, montamos todo o equipamento ainda na Marina e pouco depois das 7:30 embarcamos na Macuco V – Aventura e em pouco tempo já estávamos sobre o Buenos Aires.

As 8:30 caímos na água e tivemos bastante sorte com o mar, a temperatura estava boa e a visibilidade (até uns 25 metros) também, abaixo disso a visibilidade estava muito ruim e não conseguimos ir a até o hélice. Meu mergulho não foi muito longo, acho que a dificuldade para equipar na lancha apertada – era minha primeira vez nessa operação – me deixou um pouco agitado e aumentou o consumo de ar, mas foi muito bom e já estou pensando na volta.

As 9:30 todos os mergulhadores já estavam de volta na lancha e partimos de volta para a Marina. No retorno uma parada no Forte da Lage, alguns desembarcaram mas eu preferi ficar a bordo e as 10:30 estávamos em terra.

A operação da X-Divers como sempre foi excelente e muito bem organizada. Em resumo o mergulho expresso é uma ótima opção para saídas no Rio de Janeiro. Eu normalmente não mergulho no Rio por causa da navegação, mas com o “mergulho expresso” já estou programando as próximas saídas.

Be Sociable, Share!
No comments

Leave a Reply

Powered by WordPress