Deepstop

Aventuras e observações de um novo mergulhador

Fotos de Recife

Os mergulhos em Recife foram sensacionais. Depois vou publicar comentários sobre os que ainda não comentei (Mercúrios, Saveiros e Vapor Bahia), mas as fotos já estão disponíveis no Flickr

No comments

Flórida (Reboque), Vapor de Baixo e Pirapama

Excelente saída de mergulho com a Aquáticos hoje. Fomos em um catamarã – Galileo – bastante espaçoso e confortável. A navegação não foi das mais tranquilas mas ninguém enjoado.

Começamos o dia pelo Reboque ou Flórida, um naufrágio de 1917 que ainda está semi-inteiro. A água estava com boa visibilidade e temperatura agradável. Ainda é vista a estrutura do naufrágio além de peças como um hélice reserva, caldeira, máquinas, guinchos, etc. É um mergulho relativamente rápido em função da profundidade: uns 25 minutos de fundo.

IMG_8380

IMG_8359

IMG_8345

O Vapor de Baixo, um vapor de roda, já está bastante desmantelado restando apenas as rodas, caldeiras e um pouco de ferragens na proa do navio. Dentre os destaques deste mergulho uma grande quantidade de peixes em torno na estrutura das rodas e um tubarão lixa que “mora” dentro de uma das caldeiras.

IMG_8445

IMG_8419

IMG_8398

Ao final do dia fizemos dois mergulhos no Pirapama, um ao entardecer e outro a noite. O Pirapama foi o navio que chocou-se com o Vapor Bahia, causando o naufrágio deste. Posteriormente o Pirapama foi afundado propositalmente pois ficou inviável de ser consertado. Vários equipamentos foram removidos antes do naufrágio, por isso não se vêem muitas peças e partes do navio com exceção do casco. Os destaques deste mergulho foram 2 arraias e uma grande tartaruga muito grande que ficaram em torno de naufrágio enquanto mergulhávamos.

IMG_8461

No comments

Naufrágios em Recife

Depois de algumas semanas de espera e preparação hoje vamos para Recife para uma maratona de 10 mergulhos em naufrágios em 3 dias.

O grupo é formado por vários mergulhadores que costumam mergulhar juntos na XDivers e a operação em Recife ficará a cargo da Aquáticos.

Nosso programa (para informações vejam o site Naufrágios do Brasil):

Sexta-feira pela manhã: Reboque (Flórida) e Vapor de Baixo
Sexta-feira a tarde e noite: Pirapama
Sábado pela manhã: Mercurios e Servemar X
Sábado a tarde e noite: Taurus
Domingo: Vapor Bahia

Depois dos mergulhos colocarei os relatos e fotos no blog.

No comments

Scuba iPhone Apps (2) – iScuba Plan

Este artigo é a continuação do artigo anterior sobre aplicativos para iPhone voltados para mergulhadores.

O iScuba Plan (Brock Brinkerhoff) é oferecido tanto na versão “Lite” e gratuita quanto na versão paga, atualmente em $ 7.99 e é um software para planejamento de mergulho recreacional.

scuba-diving-blog-iScuba-Plan.jpg

A interface é bastante simples e intuitiva, você informa a profundidade, a mistura gasosa (ar ou EAN22 a 55), e o tempo de fundo e o programa informa imediatamente o limite não descompressivo e a profundidade equivalente a ar (no caso de EAN). O programa pode ser configurado para sistema métrico ou imperial.

Barras coloridas mostram quando se entra na zona de descompressão e são atualizadas automaticamente quando se mudam os parâmetros do mergulho, fazendo uma ótima ferramenta para entender o impacto de variações de tempo, profundidade e mistura gasosa nos limites.

O último parâmetro a ser configurado é o intervalo de superfície. Ao ser selecionado um tempo de superfície superior a zero o programa automaticamente calcula o grupo repetitivo ao final do intervalo e já insere um novo mergulho para ser programado.

Sugiro testar a versão gratuita que compartilha a mesma interface mas é limitado a dois mergulhos usando ar.

No comments

Curaçao quer atrair mais turistas brasileiros com pacotes especiais

Está mais fácil viajar para Curaçao e a Gol já está operando vôos charter direto do Brasil. Melhor porque passar pela Venezuela é uma péssima opção.

Veja Matéria em O Globo

No comments

Scuba iPhone Apps (1) – Dive Log

Recentemente descobri três excelente aplicativos para iPhone voltado para mergulhadores. Como a grande parte dos produtos para o mercado de mergulho os aplicativos não são os mais baratos do iTunes store, mas com o preço máximo de $ 9,99 também não podem ser classificados como caros.

Nesta série de 3 artigos vou analisar e oferecer minha avaliação dos três aplicativos. O primeiro deles é o Dive Log (More Mobile Software) um logbook bastante completo, que, a princípio poderia até ser utilizado como o logbook eletrônico principal, mas é realmente poderoso quando combinado com o software Diving Log para Windows (aliás uma das poucas razões pela qual eu mantenho o Windows no meu Mac!).

6C59D035-1BCA-4E73-8A35-125E3CBF66F7.jpg

O Dive Log tem uma interface bastante cuidadosa e fácil de usar e todas as funções que se esperaria em um logbook eletrônico. (more…)

Comments (1)

Class Report – Curso de Naufrágio com Maurício Carvalho

Finalmente consegui me inscrever no Curso de Naufrágio do Maurício Carvalho. Eu já estava tentando fazer este curso há mais de um ano na X-Divers, mas sempre havia conflitos de datas, viagens, etc.

O curso é composto de 3 módulos teóricos, uma prática de piscina e uma prática de mar, no nosso caso em Angra dos Reis. Neste artigo vou relatar como foi cada uma das aulas e minhas impressões gerais sobre o curso.

Aula teórica I – 04/05/2009 – 19:00

O curso foi organizado pela X-Divers, o que garantiu uma ótima infra-estrutura de ensino para os 9 alunos desta edição do curso. Cada aluno preencheu sua ficha e depois das apresentações iniciais o Maurício distribuiu o material didático e explicou a estrutura do curso.

Nesta aula o foco foi a busca e identificação de naufrágios. Começamos abordando a classificação dos naufrágios quanto ao seu estado atual (inteiro, semi inteiro, desmantelado e enterrado), as fontes de informação sobre naufrágios, o uso de cartas náuticas para localização e finalmente as técnicas de busca. (more…)

Comments (1)

Mergulho Expresso no Buenos Aires

Sábado fiz meu primeiro mergulho “expresso” no naufrágio Buenos Aires com a X-Divers.

O Buenos Aires é um navio a vapor que naufragou junto a Ilha Rasa no Rio de Janeiro em 1890. O Buenos Aires está desmantelado entre 12 e 40 metros de profundidade. Informações completas sobre o naufrágio estão no excelente site do Maurício Carvalho www.naufragiosdobrasil.com.br

O mergulho “expresso” é uma saída em lancha rápida, reduzindo a navegação – que no Rio costuma ser bem longa e ruim – para somente 20 minutos, além disso se faz apenas um mergulho, voltando cedo para a marina.

A principal desvantagem é que a lancha é usada normalmente para passeios, não sendo própria para mergulho – não tem rack para cilindros e a acomodação dos mergulhadores é um pouco ruim.

Nosso encontro foi as 7:00 em ponto na Marina da Glória, montamos todo o equipamento ainda na Marina e pouco depois das 7:30 embarcamos na Macuco V – Aventura e em pouco tempo já estávamos sobre o Buenos Aires.

As 8:30 caímos na água e tivemos bastante sorte com o mar, a temperatura estava boa e a visibilidade (até uns 25 metros) também, abaixo disso a visibilidade estava muito ruim e não conseguimos ir a até o hélice. Meu mergulho não foi muito longo, acho que a dificuldade para equipar na lancha apertada – era minha primeira vez nessa operação – me deixou um pouco agitado e aumentou o consumo de ar, mas foi muito bom e já estou pensando na volta.

As 9:30 todos os mergulhadores já estavam de volta na lancha e partimos de volta para a Marina. No retorno uma parada no Forte da Lage, alguns desembarcaram mas eu preferi ficar a bordo e as 10:30 estávamos em terra.

A operação da X-Divers como sempre foi excelente e muito bem organizada. Em resumo o mergulho expresso é uma ótima opção para saídas no Rio de Janeiro. Eu normalmente não mergulho no Rio por causa da navegação, mas com o “mergulho expresso” já estou programando as próximas saídas.

No comments
Powered by WordPress